O primeiro painel da tarde do M&A Connect reuniu Frederico Skwara, diretor da Advent International; Cristiano Lauretti, head de Private Equity da Kinea Investimentos; e Felipe Hallot, managing diretor de Private Equity da Vinci Compass, para responder o questionamento “Private Equity em Setores Emergentes: Onde Estão as Oportunidades de M&A?”
O debate foi mediado por Luciana Felisbino, sócia do Madrona Fialho Advogados, que abriu a mesa pedindo um panorama dos últimos investimentos da Kinea.
“Somos focados em participações minoritárias. O que mudou nos últimos anos é que no passado eram participações bastante passivas, e isso foi se aproximando de uma situação em que temos uma participação muito ativa. Em alguns dos nossos últimos negócios, um sócio da Kinea se tornou CEO da companhia. Essa é uma mudança importante, porque fomos ganhando mais experiências, buscando fazer ajustes”, analisou Lauretti.
> M&A Connect: painel discute como incertezas globais afetam o mercado brasileiro
> M&A Connect: ‘A relação de transparência começa na negociação’
> M&A Connect: Como realizar o processo de integração de empresas?
> M&A Connect: O papel da inteligência artificial em negociações
> M&A Connect: Painel debate oportunidades de M&A em cenários adversos
> M&A Connect: desafios e estratégias na venda de empresas familiares
> M&A Connect: ‘Os números desse ano estão muito melhores que ano passado’
Frederico Skwara, em contrapartida, ressaltou o pilar central da Advent de investimentos e inserção em estruturas de controle nos alvos.
“A Advent é um player mais focada em co-controle ou controle. Nosso DNA é esse. Em termos de tamanho de investimentos, olhamos empresas nas quais conseguimos fazer um cheque acima de 80 milhões de dólares”, explicou, acrescentando o diferencial competitivo da Advent no setor dado o histórico do fundo no Brasil.
“Somos um fundo global fundado há mais de 40 anos. Estamos no Brasil desde 1994, estamos há bastante tempo em São Paulo, investindo no Brasil e América Latina. Vimos muitos fundos de DNA internacional que vieram para o Brasil, mas por terem uma estrutura de decisão fora, acabam não tendo velocidade e conforto para entender aspectos de private equity no Brasil”, completou.
O M&A Connect é uma produção da Leaders League, uma empresa do Grupo Ficade. O evento foi realizado nesta quinta-feira (3), no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo.