O último painel da primeira edição do M&A Connect teve como título “Navegando pelo M&A cross-border: oportunidades, desafios e melhores práticas”. Apresentado por Jorge Mira, sênior VP da Datasite, o palco foi dividido por Evandro Monteiro, M&A Senior Director da Bunge; Rafaela Meirelles Di Dio, diretora Jurídica de Societário, Mercado de Capitais e M&A da Ambev; e Flavio de Picciotto, managing director e co-head de M&A do Itaú BBA.
Mira abriu a discussão destacando o grande volume de dados de transações processados pela Datasite, que mostram um cenário de certa forma otimista.
“Os números desse ano estão muito melhores que ano passado. Óbvio, existem transações que podem demorar 6 meses, 1 ano. E tem empresa que já vão logo a mercado. Num todo, os números são positivos, no Brasil e América Latina”, afirmou, propondo um questionamento aos participantes sobreas mudanças nas motivações para M&A cross borders no Brasil.
Um dos pontos levantados versa sobre os impactos da pandemia na área de prática.
“O M&A cross border no Brasil não é algo novo, a gente está muito acostumado, mas está mudando o foco, de diminuir riscos olhando para outros mercados”, disse Rafaela. “A pandemia trouxe aceleração dos processos, garantiu uma digitalização, foco em investimento para tecnologia, revisão para cadeia de fornecimento. Em vez de crescer organicamente em todas as frentes, buscar um inorgânico. E assim diminuir sua vulnerabilidade”, completou.
Evandro explorou o tema sob o prisma do agronegócio.
“No agronegócio, o Brasil está cheio de oportunidades. O que a gente tem visto é que isso não parou durante a pandemia, teve bastante trabalho, e assim continua. Obviamente tem as adaptações, problemas que podem acontecer entre signing e closing, mas o agronegócio no Brasil atrai e vai continuar atraindo por muito tempo. Além da questão de segurança alimentar, o mundo está vivendo uma transição energética que o agronegócio vai endereçar uma parte importante de substituição de combustíveis fosseis por renováveis”, analisou.
Após o debate, foi iniciada a premiação das melhores estratégias de M&A do ano.
> M&A Connect: painel discute como incertezas globais afetam o mercado brasileiro
> M&A Connect: ‘A relação de transparência começa na negociação’
> M&A Connect: Como realizar o processo de integração de empresas?
> M&A Connect: Painel discute oportunidades junto a fundos de Private Equity
> M&A Connect: O papel da inteligência artificial em negociações
> M&A Connect: Painel debate oportunidades de M&A em cenários adversos
> M&A Connect: desafios e estratégias na venda de empresas familiares