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Pessoas & Gestão

‘Praticamente 40% de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado’

Lucas Infante é CEO da Food To Save, startup de comercialização de produtos excedentes em mercados, que visa combater o desperdício de comida. Nesta entrevista ele conta como se deu o surgimento, detalha sua modelagem e fala sobre o panorama ESG no qual a startup se insere.

Como surgiu a ideia de criar a Food To Save?

A ideia surgiu quando eu era proprietário de uma franquia do Carrefour na Espanha e como empresário convivia com os excedentes de produção e com o desperdício diariamente. Após 4 anos na operação, inclusive durante a pandemia, entendi que algo deveria e poderia ser feito. Após estudar o tema com bastante profundidade, verifiquei que apesar de ótimas iniciativas em operação, ainda tínhamos um enorme prejuízo na cadeia. Assim, no final de 2020 iniciamos a validação do modelo de Food To Save em São Paulo.

Como é o modelo de negócio da startup e sua forma de monetização?

Somos um marketplace e/ou aplicativo que permite conectar vários estabelecimentos do ramo alimentício que possuem excedentes de produção a milhões de usuários dispostos a comprar estes alimentos com descontos de até 70%. Criamos um conceito de sacolas surpresa, que são classificadas em doces, salgadas e mistas e que são feitas com 100% dos excedentes dos estabelecimentos parceiros. Nossa monetização é através de um fee pela intermediação da venda das sacolas.

Como vocês identificam e selecionam os estabelecimentos parceiros?

Hoje contamos com uma base que já passa de 6.000 estabelecimentos, entre padarias, restaurantes, cafeterias, supermercados, etc. Temos um trabalho rigoroso de seleção dentro de todos os segmentos por tratar-se de um modelo de negócio novo no ramo alimentício e com um conceito surpresa. Desta forma, temos um papel vital na reeducação e conscientização dos empresários para adesão ao modelo.

Como é assegurada a qualidade e a segurança dos produtos entregues aos consumidores?

Além da seleção rigorosa conforme citado anteriormente, temos um time dedicado de atendimento e qualidade focado nas experiências dos usuários, a fim de garantir as boas experiências e também a qualidade dos itens que são enviados dentro das sacolas surpresa. Os usuários podem e devem também avaliar os estabelecimentos para garantir a constante melhoria em nossa plataforma.

E quais são os impactos ambientais e sociais esperados pela Food To Save?

Hoje, praticamente 40% de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. Os efeitos são gigantes, tanto no quesito de desperdício de alimentos como na emissão de gases efeitos estufa. Criamos um modelo onde todos saem ganhando, o que chamo de Triple Win. Primeiramente, os estabelecimentos são beneficiados pela receita incremental e também pelo impacto positivo gerado para a sociedade com a redução do desperdício. Os usuários têm acesso a produtos e estabelecimentos que talvez pelo poder aquisitivo nunca chegassem a ter oportunidade. E com a redução do desperdício, também reduzimos drasticamente a emissão de gases efeito estufa na atmosfera.