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'Temos somente 10% dos cargos de CFO’s ocupados por mulheres'

Glaucia Rosalen, CFO da Microsoft Brasil, comentou em entrevista exclusiva para o Decisor Brasil sobre o papel da tecnologia no mercado financeiro, espaço das mulheres no ambiente corporativo-financeiro, os planos da Microsoft para os próximos meses, entre outros.

Glaucia Rosalen, CFO da Microsoft Brasil, concedeu entrevista exclusiva ao Decisor Brasil comentando sobre o papel da área financeira na tomada de decisões da Microsoft, o espaço das mulheres no ambiente corporativo-financeiro, papel da tecnologia no mercado financeiro, entre outros pontos da atualidade.

Confira a entrevista completa:

Decisor Brasil: A área financeira tem um papel estratégico na tomada de decisões da empresa. Como a Microsoft utiliza informações financeiras e análises para orientar suas estratégias e impulsionar seu crescimento?

Glaucia Rosalen: Ao longo dos anos, o posicionamento da área financeira dentro da empresa mudou sensivelmente, deixando de ser uma área de backstage e se transformando cada vez mais em uma área tomadora de decisão e estratégica.

Com o uso de tecnologia, refinamos nossos processos para que pudéssemos suportar de maneira mais efetiva nossos parceiros de negócios em seus processos decisórios. Mudamos completamente o perfil da área, e investimos com bastante intencionalidade em nossa capacidade de geração de insights e predição de cenários com o objetivo de impulsionar decisões de investimentos mais efetivas e consequentemente uma aceleração do crescimento da companhia.

Como você vê o papel das mulheres na liderança financeira de uma empresa e quais são os desafios que ainda enfrentam para alcançar uma equidade na representação no ambiente corporativo-financeiro?

Acredito que o papel das mulheres na liderança financeira hoje, além de desempenhar sua função com excelência, é contribuir para que não só a área financeira, mas toda as áreas da empresa tenham cada vez mais representação feminina , principalmente em cargos C-Level.

Atualmente, no Brasil temos somente 10% dos cargos de CFO’s ocupados por mulheres. Quando ampliamos este reporte  por tipo de Indústria, é possível perceber que existem pequenas variações nesse percentual , mas em nenhum recorte temos mais mulheres do que homens em posições de liderança na área financeira.

Como desafio, percebo que as mulheres se esforçam muito mais, acreditando que precisam trabalhar mais do que os homens para serem reconhecidas, uma prática arraigada em nossa própria percepção. Além disso, as mulheres enfrentam uma sobrecarga considerável em suas carreiras, muitas vezes tendo que lidar com a dupla jornada, conciliando responsabilidades domésticas com as profissionais – uma situação agravada durante a pandemia. A decisão entre carreira e filhos ainda é uma questão comum, juntamente com as barreiras sociais que as mulheres enfrentam. Devido a essas questões, muitas mulheres acabam se arriscando menos e hesitam em se candidatar a certas posições de trabalho. Somado a isso ainda existe a chamada síndrome da impostora, que mina a confiança das mulheres em buscar crescimento na carreira.

A Microsoft tem sido bastante intencional para ampliar a presença feminina no mercado de tecnologia e em posições de liderança. Entre as nossas políticas está garantir que temos ao menos uma mulher entre os finalistas dos nossos processos seletivos. A empresa também oferece um ambiente acolhedor para as mulheres, oferecendo programas de mentoria para talentos, desenvolvimento de carreira executiva e benefícios para aquelas que têm filhos, como salas de amamentação e auxílio-creche.

À medida que o cenário empresarial se torna cada vez mais globalizado, como a Microsoft aborda os desafios relacionados à gestão financeira em um ambiente internacional e quais estratégias são adotadas para garantir a conformidade com as regulamentações locais e globais?

Com quase 50 anos de história, a Microsoft está presente hoje em todos os continentes e na grande maioria dos países do mundo, o que traz para a companhia uma bagagem bastante importante e sólida de gestão financeira global nos mais diferentes cenários – sejam cenários de retração ou crescimento da economia.

Independente das oportunidades de negócio e dos cenários econômicos, o compliance sempre é a nossa prioridade e a empresa possui um programa robusto de ética e conformidade que orienta todas as estratégias e que garantem a adesão às regulações locais e globais vigentes. Na empresa seguimos padrões éticos, que conduzem não só os nossos negócios, mas também a postura de nossos fornecedores e parceiros comerciais.

Atualmente, o programa leva em consideração três pilares importantes focados em prevenção, detecção e correção. Para se prevenir, a empresa se dedica a promover uma cultura de ética e integridade por meio de processos, políticas e treinamentos (não somente para os nossos funcionários, como também para nossos fornecedores e parceiros). Para detectarmos, temos uma série de testes que são conduzidos por uma equipe dedicada à Auditoria Interna, bem como controles proativos em processos mais críticos;  monitoramos também as preocupações relatadas por funcionários, parceiros e fornecedores, e analisamos as tendências por meio de nossa equipe de Conformidade e Ética. Para correção, estamos constantemente avaliando a causa raiz das preocupações levantadas e aprimorando continuamente nossos controles e processos – os pilares se retroalimentam, o que significa que o processo de revisão dos nossos controles e processos é constante.

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação dos processos corporativos atualmente. Quais são as principais inovações que você acredita que terão um impacto significativo nas transações financeiras e nos negócios no futuro próximo?

Com certeza, a tecnologia tem sido um elemento crucial para a transformação dos processos corporativos. As principais inovações que acredito que terão um impacto significativo nas transações financeiras e nos negócios em um futuro próximo estão relacionadas à adoção da inteligência artificial (IA).

A inteligência artificial possui um imenso potencial para revolucionar a forma como vivemos e resolver desafios importantes da sociedade. Ela está mudando a maneira como trabalhamos, tornando nosso dia a dia mais simples, produtivo e seguro, aumentando a produtividade, pois pode executar tarefas morosas e repetitivas, permitindo que nos concentremos em projetos mais estimulantes e criativos.

A Microsoft lançou várias ferramentas e soluções para atender às necessidades corporativas e aumentar a eficiência dos negócios, por exemplo:

Em termos de produtividade, entendemos que lidamos com uma enorme quantidade de dados, e-mails e documentos atualmente, o que pode sobrecarregar a todos. Para auxiliar as pessoas nessa tarefa, lançamos o Copilot em nossos produtos. O Microsoft 365 Copilot utiliza modelos de linguagem avançados e dados de negócios para atuar como um copiloto em nosso trabalho e rotina diária. Ele está integrado ao Microsoft 365 de duas maneiras: em experiências de aplicativos, ajudando na criação de documentos no Word, apresentações no PowerPoint, e-mails no Outlook, planilhas no Excel, entre outros; e em experiências entre aplicativos, permitindo que trabalhe de forma mais eficiente e automatize tarefas em diversos aplicativos e conteúdos da empresa, como documentos, calendários, bate-papos e reuniões.

Outra inovação importante é o Azure OpenAI Service, que oferece acesso aos poderosos modelos de linguagem da OpenAI, incluindo as séries de modelos GPT-4, GPT-35-Turbo e Incorporações. Esses modelos podem ser adaptados para diversas tarefas, como geração de conteúdo, resumos, pesquisa semântica e até mesmo tradução de linguagem natural para código.

Essas inovações são exemplos do potencial da tecnologia de impulsionar a eficiência tanto nos negócios, quanto nas transações financeiras, bem como da criação de novas oportunidades e simplificação de diversas atividades.

O que podemos esperar da Microsoft para os próximos meses?

Nós manteremos o nosso forte compromisso de democratizar os avanços da inteligência artificial. Isso está em linha com a nossa missão corporativa de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a alcançar mais. Acreditamos que a IA é uma tecnologia que pode impulsionar a solução de diversas questões, seja nos negócios, seja em setores essenciais como a saúde, ou em temas de grande impacto social como sustentabilidade, diversidade e inclusão.