Qual o papel da liderança e da cultura organizacional na promoção de uma mentalidade de compliance dentro da JBS?
Culturalmente, na JBS, liderar pelo exemplo é uma atitude já incorporada em nosso DNA. Se por um lado, os reguladores nacionais e internacionais asseveram que a Liderança tem um papel fundamental na promoção da Cultura de Compliance, de outro lado, os colaboradores da JBS possuem uma expectativa muito forte quanto à conduta ética e íntegra de seus líderes. Estas expectativas compõe os Guias de Conformidade expedidos pelos reguladores já há tempos, mas algo positivo recentemente nos chamou a atenção quando em uma pesquisa inédita que o Programa de Compliance da JBS realizou em 2023 identificamos que 9,6 em cada 10 líderes reconhecem seu papel em liderar pelo exemplo e que são responsáveis por incentivar suas equipes a agir em conformidade. Esta pesquisa mostrou que estamos no caminho certo.
Com isto, percebe-se que a conduta ética em vistas à manutenção de uma Cultura Organizacional da qual o Compliance faça parte começa pelo C-Level. Ocorre que, ao compreender seu papel na manutenção deste ambiente, a liderança dissemina essa ideia à toda Companhia por meio de ações que compreendem aspectos de integridade desde a formação do planejamento estratégico até ações ad-hoc. Estamos falando da maior empresa de proteína do planeta, e a segunda maior empresa de alimentos do mundo, com mais de 260.000 colaboradores. Todo este dinamismo requer inúmeras iniciativas em vistas à manutenção do Programa de Compliance denominado “Faça Sempre o Certo”, que recebe a atenção da liderança por meio das seguintes iniciativas, citado a título exemplificativo:
- Aprovação dos Códigos de Conduta e Políticas Globais pelo Conselho de Administração
- Tomada de contas dos resultados do Programa de Compliance pelo Conselho de Administração e Comitês de Ética;
- Participação do C-Level nas comunicações mensais de Compliance e treinamento
Ainda, entendemos relevante ressaltar que, no desempenho de sua função fiduciária, a liderança é a pedra angular na preservação do valor econômico da organização, valor este que, afeito aos pilares de Compliance, garante à JBS a retenção de talentos para realizar os melhores negócios nos melhores mercados.
Em termos de inovação, como a JBS aborda desafios específicos na gestão de riscos e conformidade em um contexto global?
A JBS opera em todos os continentes e com colaboradores em países com distintas culturas e tradições. Adicionalmente à diversidade territorial, nota-se ainda na JBS uma ampla diversidade de negócios (proteína bovina, suína, de frango, couros, lojas de varejo, colágeno, embalagens e latas, transporte dentre muitas outras atividades que poderiam ser mencionadas). Observa-se assim, distintos riscos e diferentes características em cada um destes negócios, o que torna o desafio ainda maior na gestão de riscos em um contexto global.
Como consequência dessas características da JBS e dos desafios delas derivadas, a inovação, certamente, é fundamental no alcance de nossos objetivos. A título de exemplo, em nossas comunicações, nos preocupamos com uma diversidade de linguagem e utilizamos muita ilustração. De outro lado, nos treinamentos, nada pronto ou “de prateleira”, tem sido utilizado. Criamos, desenhamos e gravamos, em nossos ambientes de trabalho, as situações para um efetivo e inteligível treinamento.
Ao lado disso, tivemos também o apoio da alta administração quanto ao cumprimento e disseminação do programa de Compliance utilizando-se de situações e convenções de negócios para demonstrar aos liderados os benefícios do Programa de Compliance para minimização de riscos, aumento de pró competitividade e Compliance como um relevante ativo empresarial.
Um outro business case bastante interessante é o software de Due Diligence que a JBS construiu. Com muita inovação e compreendendo 8 times multidisciplinares, o Programa de Compliance criou do zero um software capaz de realizar de maneira personalizada a avaliação reputacional dos terceiros (due diligence) cobrindo riscos específicos do segmento e abordando questões de corrupção, concorrencial, sanções, litígios, direitos humanos e meio ambiente. O software está em uso desde 2017 e atualmente processa um volume de mais de 3.000 due Diligence todos os meses, o software desempenha um papel fundamental na liberação automática daqueles terceiros que não possuem nenhum red flag ao passo que a equipe concentra seu esforço na avaliação daqueles que possuem apontamentos relevantes.
Por fim, sobre o assunto gestão de riscos em um contexto global, o velho brocardo “on size doesn´t fits all” é de alta relevância e atenção influenciando diuturnamente na construção e aprimoramento do programa de Compliance da JBS.
Diante de um cenário dinâmico de regulamentações, como a JBS adapta seu programa de compliance para garantir conformidade contínua?
Como o mercado em que a JBS SA atua é dinâmico, é imprescindível que ações de revisão e monitoramento continuam sejam empregadas para garantir a conformidade com regras, padrões e marcos regulatórios. A exemplo, a JBS possui uma Política de Compliance a qual regula os seguintes princípios:
- Risk Assessment: realizado anualmente desde 2016, este pilar garante a revisão continua do programa permitindo assim avaliar tanto novos riscos que possam surgir nos negócios existentes, quanto novos riscos decorrentes de novos cenários de mercado. Como a avaliação de riscos é um processo contínuo, a matriz de riscos é um documento vivo e atualizado de acordo com a identificação da nova situação que possa representar algum risco.
- Controles de Compliance: Com a implementação de controles sistêmicos sob a perspectiva ABAC, Concorrencial, Conflito de Interesses e Monitoramento de Terceiros de Risco, a JBS consegue garantir que potenciais red flags são tratados e se necessário ações mais ostensivas são empregadas para garantir a regularidade das transações;
Ainda, o Programa de Compliance da JBS é submetido anualmente à Auditoria Interna e Externa que executam seus papéis de trabalho à luz das melhores práticas de mercado servindo, portanto, como mais um fator de medição da eficácia do programa
Subsidiariamente ao Risk Assessment, o Programa de Compliance da JBS passou a utilizar também o conceito de “3 Linhas de Defesa”. O conceito é dado pelo IIA – Internal Auditors Institute e pela ECIIA – European Confederation of Institutes of Internal Auditors Interna e valendo-se desta metodologia e com o apoio dos controles já implementados pelos (i) Negócios, (ii) Compliance e (iii) Auditoria Interna, a JBS S.A. garante a tempestividade e atualização de suas ações em consonância com o dinamismo do mercado e marcos regulatórios.
Por último, a JBS está sempre atenta às tendências e cenários de mercado, que são absorvidas da participação de seus executivos em iniciativas setoriais, como Associações, Câmaras de Comércio, como multissetoriais, podendo ser citado o Pacto Global da ONU Rede Brasil, em sua Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria.
Como a JBS integra tecnologias para fortalecer a eficácia dos programas de compliance?
Além do software de Due Diligence mencionado anteriormente, o Programa de Compliance da JBS implementou diversos controles que funcionam de maneira eletrônica. Utilizamos a tecnologia como nossa aliada, agindo de forma integrada, sistematizada e automatizada. Considerando a constante necessidade de avaliarmos e cruzarmos uma grande quantidade de informações, o uso das inovações tecnológicas é constantemente imprescindível.
Para se ter uma ideia, em 2023 o Programa de Compliance da JBS avaliou e monitorou mais de 30 mil transações, entre avaliações reputacionais de terceiros e controles. Referido volume de avaliação somente se mostrou possível de atingimento, graças ao constante uso de tecnologias e manutenção do processo de melhoria contínua, aliada à atuação humana, trazendo mais que inovação, mas também segurança e conformidade nos negócios da JBS.