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Inovação & PI

'A inovação é fundamental no alcance de nossos objetivos'

José Marcelo, diretor de compliance na JBS, concedeu uma entrevista exclusiva ao Decisor Brasil, na qual aborda temas como cultura organizacional, gestão de riscos, conformidade e a integração de tecnologias para fortalecer a eficácia da JBS

Qual o papel da liderança e da cultura organizacional na promoção de uma mentalidade de compliance dentro da JBS?

Culturalmente, na JBS, liderar pelo exemplo é uma atitude já incorporada em nosso DNA. Se por um lado, os reguladores nacionais e internacionais asseveram que a Liderança tem um papel fundamental na promoção da Cultura de Compliance, de outro lado, os colaboradores da JBS possuem uma expectativa muito forte quanto à conduta ética e íntegra de seus líderes. Estas expectativas compõe os Guias de Conformidade expedidos pelos reguladores já há tempos, mas algo positivo recentemente nos chamou a atenção quando em uma pesquisa inédita que o Programa de Compliance da JBS realizou em 2023 identificamos que 9,6 em cada 10 líderes reconhecem seu papel em liderar pelo exemplo e que são responsáveis por incentivar suas equipes a agir em conformidade. Esta pesquisa mostrou que estamos no caminho certo.

Com isto, percebe-se que a conduta ética em vistas à manutenção de uma Cultura Organizacional da qual o Compliance faça parte começa pelo C-Level. Ocorre que, ao compreender seu papel na manutenção deste ambiente, a liderança dissemina essa ideia à toda Companhia por meio de ações que compreendem aspectos de integridade desde a formação do planejamento estratégico até ações ad-hoc. Estamos falando da maior empresa de proteína do planeta, e a segunda maior empresa de alimentos do mundo, com mais de 260.000 colaboradores. Todo este dinamismo requer inúmeras iniciativas em vistas à manutenção do Programa de Compliance denominado “Faça Sempre o Certo”, que recebe a atenção da liderança por meio das seguintes iniciativas, citado a título exemplificativo:

  • Aprovação dos Códigos de Conduta e Políticas Globais pelo Conselho de Administração
  • Tomada de contas dos resultados do Programa de Compliance pelo Conselho de Administração e Comitês de Ética;
  • Participação do C-Level nas comunicações mensais de Compliance e treinamento

Ainda, entendemos relevante ressaltar que, no desempenho de sua função fiduciária, a liderança é a pedra angular na preservação do valor econômico da organização, valor este que, afeito aos pilares de Compliance, garante à JBS a retenção de talentos para realizar os melhores negócios nos melhores mercados.

Em termos de inovação, como a JBS aborda desafios específicos na gestão de riscos e conformidade em um contexto global?

A JBS opera em todos os continentes e com colaboradores em países com distintas culturas e tradições. Adicionalmente à diversidade territorial, nota-se ainda na JBS uma ampla diversidade de negócios (proteína bovina, suína, de frango, couros, lojas de varejo, colágeno, embalagens e latas, transporte dentre muitas outras atividades que poderiam ser mencionadas). Observa-se assim, distintos riscos e diferentes características em cada um destes negócios, o que torna o desafio ainda maior na gestão de riscos em um contexto global.

Como consequência dessas características da JBS e dos desafios delas derivadas, a inovação, certamente, é fundamental no alcance de nossos objetivos. A título de exemplo, em nossas comunicações, nos preocupamos com uma diversidade de linguagem e utilizamos muita ilustração. De outro lado, nos treinamentos, nada pronto ou “de prateleira”, tem sido utilizado. Criamos, desenhamos e gravamos, em nossos ambientes de trabalho, as situações para um efetivo e inteligível treinamento.

Ao lado disso, tivemos também o apoio da alta administração quanto ao cumprimento e disseminação do programa de Compliance utilizando-se de situações e convenções de negócios para demonstrar aos liderados os benefícios do Programa de Compliance para minimização de riscos, aumento de pró competitividade e Compliance como um relevante ativo empresarial.

Um outro business case bastante interessante é o software de Due Diligence que a JBS construiu. Com muita inovação e compreendendo 8 times multidisciplinares, o Programa de Compliance criou do zero um software capaz de realizar de maneira personalizada a avaliação reputacional dos terceiros (due diligence) cobrindo riscos específicos do segmento e abordando questões de corrupção, concorrencial, sanções, litígios, direitos humanos e meio ambiente. O software está em uso desde 2017 e atualmente processa um volume de mais de 3.000 due Diligence todos os meses, o software desempenha um papel fundamental na liberação automática daqueles terceiros que não possuem nenhum red flag ao passo que a equipe concentra seu esforço na avaliação daqueles que possuem apontamentos relevantes.

Por fim, sobre o assunto gestão de riscos em um contexto global, o velho brocardo “on size doesn´t fits all” é de alta relevância e atenção influenciando diuturnamente na construção e aprimoramento do programa de Compliance da JBS.

Diante de um cenário dinâmico de regulamentações, como a JBS adapta seu programa de compliance para garantir conformidade contínua?

Como o mercado em que a JBS SA atua é dinâmico, é imprescindível que ações de revisão e monitoramento continuam sejam empregadas para garantir a conformidade com regras, padrões e marcos regulatórios. A exemplo, a JBS possui uma Política de Compliance a qual regula os seguintes princípios:

  • Risk Assessment: realizado anualmente desde 2016, este pilar garante a revisão continua do programa permitindo assim avaliar tanto novos riscos que possam surgir nos negócios existentes, quanto novos riscos decorrentes de novos cenários de mercado. Como a avaliação de riscos é um processo contínuo, a matriz de riscos é um documento vivo e atualizado de acordo com a identificação da nova situação que possa representar algum risco.
  • Controles de Compliance: Com a implementação de controles sistêmicos sob a perspectiva ABAC, Concorrencial, Conflito de Interesses e Monitoramento de Terceiros de Risco, a JBS consegue garantir que potenciais red flags são tratados e se necessário ações mais ostensivas são empregadas para garantir a regularidade das transações;

Ainda, o Programa de Compliance da JBS é submetido anualmente à Auditoria Interna e Externa que executam seus papéis de trabalho à luz das melhores práticas de mercado servindo, portanto, como mais um fator de medição da eficácia do programa

Subsidiariamente ao Risk Assessment, o Programa de Compliance da JBS passou a utilizar também o conceito de “3 Linhas de Defesa”. O conceito é dado pelo IIA – Internal Auditors Institute e pela ECIIA – European Confederation of Institutes of Internal Auditors Interna e valendo-se desta metodologia e com o apoio dos controles já implementados pelos (i) Negócios, (ii) Compliance e (iii) Auditoria Interna, a JBS S.A. garante a tempestividade e atualização de suas ações em consonância com o dinamismo do mercado e marcos regulatórios.

Por último, a JBS está sempre atenta às tendências e cenários de mercado, que são absorvidas da participação de seus executivos em iniciativas setoriais, como Associações, Câmaras de Comércio, como multissetoriais, podendo ser citado o Pacto Global da ONU Rede Brasil, em sua Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria.

Como a JBS integra tecnologias para fortalecer a eficácia dos programas de compliance?

Além do software de Due Diligence mencionado anteriormente, o Programa de Compliance da JBS implementou diversos controles que funcionam de maneira eletrônica. Utilizamos a tecnologia como nossa aliada, agindo de forma integrada, sistematizada e automatizada. Considerando a constante necessidade de avaliarmos e cruzarmos uma grande quantidade de informações, o uso das inovações tecnológicas é constantemente imprescindível.

Para se ter uma ideia, em 2023 o Programa de Compliance da JBS avaliou e monitorou mais de 30 mil transações, entre avaliações reputacionais de terceiros e controles. Referido volume de avaliação somente se mostrou possível de atingimento, graças ao constante uso de tecnologias e manutenção do processo de melhoria contínua, aliada à atuação humana, trazendo mais que inovação, mas também segurança e conformidade nos negócios da JBS.