Quais as particularidades do setor de mineração devem ser atentadas pelos profissionais da área, em termos de hard skills e soft skills?
Trabalho em equipe, por mais clichê que possa parecer, tem sido uma competência bastante exigida para lidar com o dinamismo do negócio. Além disso, em hard skill, dominar, além dos aspectos técnicos, aspectos de negócio, relacionados a Gestão de Risco e ESG, especialmente Segurança, Meio Ambiente e Comunidades. Não basta mais saber lidar com o minério, mas como lidar com ele dentro de um contexto e ecossistema integrado. Em soft, skills de melhoria contínua e comunicação, tem sido cada vez mais importantes.
Existem estratégias que podem ser adotadas para conquistar uma promoção na área?
A combinação de experiência prática e conceitos teóricos segue sendo potente. Mas tenho visto que profissionais abraçam o propósito de fazer o certo tem tido mais êxito nas promoções, em detrimento dos que estabelecem a promoção como fim. Além disso, saber fazer a integração genuína de áreas pares na construção de soluções sistêmicas e sustentáveis favorecem a exposição positiva do profissional, e essa exposição pode influenciar nos processos de avaliação (que em geral são multidisciplinares) e consequentemente promoções.
Em um contexto de internacionalização, que conselhos você daria a um profissional que almeja uma movimentação internacional dentro da empresa?
É óbvio na teoria, mas na prática não tanto. Domínio do idioma, especialmente o inglês, gestão cultural e posicionamento global. Para o inglês ainda ouvimos muito: “sei que preciso melhorar, e já estou me programando para esse ano voltar para às aulas”. Comunicar vai muito além de saber fala. Quem está pensando em voltar às aulas esta alguns anos atrasado. Gestão cultural fundamental para modular a forma de atuação, potencializando o trabalho em equipe internacionalmente. E posicionamento global: o ótimo local nem sempre é o melhor globalmente.
Quais os principais desafios para recrutadores na atração e retenção de talentos na área de mineração?
Há uma tendência de esvaziamento do interesse das novas gerações para a indústria tradicional, parte pelo tipo de negócio, mas parte por não terem um entendimento pleno dele. Sendo assim, o grande desafio de atração é saber expor adequadamente a mineração para o mercado, e desmistificar a visão de uma indústria arcaica. A mineração avançou muito nos últimos anos, e consegue combinar pacotes atrativos e desafios de negócio atualizados, relevantes socialmente. Quanto a retenção, saber comunicar bem a estratégia e propósito da companhia para que os talentos entendam como se conectam com algo maior, clareza de passos de carreira, e ambiente psicologicamente seguro e flexível.
E como candidatos podem chamar a atenção dos recrutadores?
Garantindo que seu perfil/CV demonstre uma composição estruturada da carreira, oferecendo de forma mais didática a visão dos ciclos com início meio e fim. Networking não perde seu lugar nesse desafio, então intensificar relações genuínas com outras pessoas e stakeholders com certeza amplia as chances de chamar atenção de recrutadores. Certificações também são relevantes e podem ser um atrativo, não determinando a contratação, mas pelo menos chamando a atenção para o perfil. Uma vez “recrutado” e já nas interações e ou entrevistas, noto que aqueles que demonstram melhor autoconhecimento tem chamado mais a atenção nos processos seletivos, ou seja, mais uma vez o aspecto comportamental pesando mais que o técnico.