favicon
Inovação & PI Pessoas & Gestão

'Podemos esperar um ecossistema onde colaboração e inovação caminham lado a lado'

Rodrigo Jodar é CMO da InteliGov, startup dedicada ao monitoramento e gerenciamento de dados do poder público. Nesta entrevista, ele conta um pouco sobre a estratégia par a consolidação da marca em um mercado de alta especificidade e as particularidades da análise de dados públicos.

Gostaria de começar falando um pouco sobre a história e missão da Inteligov: o que a diferencia de outras startups do setor?

A Inteligov tem se dedicado a simplificar e transformar o complexo ambiente de monitoramento, compliance e gestão de dados governamentais. A nossa história começou em 2014, quando a gestão de dados governamentais e compliance se tornaram imperativos para empresas, governos e organizações. Nosso fundador e CEO, Raphael Caldas, que não apenas percebeu essa tendência, mas também vivenciou essas dificuldades, empenhou-se em construir uma nova metodologia para superar desafios regulatórios e auxiliar profissionais com dores comuns no setor de relações governamentais.

É por isso que diferente de outras startups do segmento, a Inteligov vai além de apenas atender às necessidades imediatas. Desde o início, nossa essência é colocar o cliente no centro de tudo que desenvolvemos. Isso é evidente em nossa missão: capacitar profissionais de diferentes setores para gerenciar dados governamentais de forma eficiente, liberando-os para focar em estratégias impactantes, em vez de se atolarem em tarefas operacionais.

Ou seja, na prática, o nosso diferencial está na abordagem focada no usuário, indo além do óbvio para desenvolver soluções que realmente endereçam suas dores. Por exemplo, em 2020, lançamos o Termômetro Inteligov, uma ferramenta de tecnologia preditiva e machine learning que permite aos usuários anteciparem-se estrategicamente a possíveis mudanças regulatórias.

Depois, em 2021, fortalecemos nossa oferta com a principal plataforma de gestão de stakeholders, proporcionando tecnologia e dados acionáveis para estratégias de engajamento. Esta plataforma não apenas possibilita melhorias no nível de relacionamento, mas também permite que as empresas tracem estratégias de engajamento com esses atores de forma segura, seguindo as normas de compliance.

Desde então, continuamos a inovar e definir tendências, sempre centrados no cliente e comprometidos com a transparência e a inovação. Nosso objetivo é oferecer soluções que realmente façam a diferença nas rotinas dos nossos clientes, indo além das modas de mercado. Nesse sentido, a aplicação de inteligência artificial na Inteligov, por exemplo, já era uma realidade antes mesmo do recente movimento em torno desta tecnologia.

Essa sinergia entre uma compreensão profunda das necessidades do mercado, a centralização das soluções no cliente, e nosso compromisso incessante com a inovação e transparência, reforça nosso papel de liderança no setor, sempre redefinindo as possibilidades no campo do monitoramento e análise de dados governamentais.

De que forma a tecnologia está transformando a relação das empresas com o setor público no Brasil?

Desde a década de 90, a ascensão da internet começou a transformar as relações entre empresas e o setor público no Brasil, inicialmente por meio da digitalização que facilitou acessos e dinamizou interações. Nos anos 2000, essa digitalização se aprofundou, promovendo não apenas a solidificação de bases digitais, mas também a democratização do acesso para a sociedade. A partir de 2010, a estruturação sistemática de dados permitiu análises mais profundas e decisões baseadas em evidências, ampliando a participação de empresas e instituições em decisões governamentais e fortalecendo o compliance.

Atualmente, estamos vivendo um boom tecnológico, impulsionado por avanços como inteligência artificial, blockchain e machine learning, que não apenas otimizam as operações existentes, mas também transformam as possibilidades de interação entre empresas e o setor público. Essas tecnologias permitem que empresas obtenham uma visão mais direta dos possíveis impactos em suas estratégias com transparência, enquanto o setor público pode mapear oportunidades para gerar um ecossistema econômico mais fértil e construir relações mais sólidas entre as partes.

Contudo, um desafio atual é a abundância de dados disponíveis, sejam dados governamentais ou estratégicos, que muitas vezes podem levar à confusão sobre como utilizá-los efetivamente. Portanto, o futuro próximo provavelmente nos desafiará a discernir quais dados são verdadeiramente acionáveis e quais podem ser remanejados. Isso exigirá uma avaliação mais minuciosa e o desenvolvimento de ferramentas que permitam filtrar dados de maneira mais inteligente e intuitiva.

A ascensão de novas tecnologias e a consolidação de plataformas como a Inteligov são indicativos desse futuro, onde os profissionais poderão se dedicar ainda mais a tarefas estratégicas e ao desenvolvimento de relações humanas mais profundas. Ferramentas inteligentes e intuitivas estão simplificando tarefas operacionais e liberando tempo e recursos para que o foco possa ser direcionado ao que realmente importa: construir um diálogo construtivo e produtivo entre empresas, instituições, associações e o setor público.

Este panorama sugere que o acesso e a análise de dados não são apenas facilitadores, mas catalisadores essenciais para uma interação mais estratégica e engajada com as esferas governamentais. Com isso, podemos esperar um ecossistema onde colaboração e inovação caminham lado a lado, impulsionando um desenvolvimento coletivo e sustentável.

E quais as especificidades do se trabalhar comunicação e marketing neste cenário?

Neste cenário, interagimos com uma ampla gama de stakeholders, incluindo o setor privado, órgãos públicos, associações, organizações da sociedade civil e indivíduos curiosos. Apesar da diversidade de públicos, nossa abordagem é criar conteúdos de alta qualidade que comunicam de forma mais ampla, facilitando o entendimento e garantindo relevância para todos os grupos, enquanto mantemos a precisão das informações compartilhadas.

Traduzir cenários complexos para um público amplo é um objetivo que permeia todo o nosso trabalho. A clareza na mensagem é um recurso indispensável. Dados e informações imprecisas não só comprometem a estratégia de comunicação como também minam a credibilidade e a imagem de qualquer marca. Portanto, nós nos mantemos rigorosamente atualizados, checando de forma constante como e o quê divulgaremos.

Muito além de fornecer análises e discutir temas específicos — tarefas nas quais as consultorias de relações institucionais e governamentais já demonstram grande sucesso — nosso papel se expande para educar e elucidar este universo diversificado. É fundamental convidar profissionais de diferentes segmentos para interagir e compreender a importância de estar atentos a mudanças regulatórias e ao cenário político em constante evolução. Assim, informamos e capacitamos nossos interlocutores a participarem ativamente e com conhecimento de causa.

Do ponto de vista da marca, buscamos sempre construir um relacionamento direto e sincero com nosso público. Como líderes de mercado, a Inteligov não apenas dita tendências, mas também garante que a experiência em todos os pontos de contato seja a melhor possível, mantendo um padrão de qualidade e consistência, de forma a preservar, e ampliar, a autoridade construída durante estes 10 anos de Inteligov.

Este trabalho de comunicação e educação visa não apenas transmitir informações, mas também fomentar um diálogo produtivo e construtivo que beneficie todos os envolvidos, fortalecendo as relações e promovendo um ambiente mais claro e acessível para todos os stakeholders. É assim que fortalecemos nossos valores, sempre com uma visão que busca empoderar indivíduos e trazer uma perspectiva democrática ao campo das relações governamentais.

Quais as principais estratégias para construir e fortalecer a marca da Inteligov no mercado?

Para fortalecer a marca da Inteligov, cultivamos uma comunidade vibrante, a Comunidade Inteligov, que promove trocas e aprendizado contínuo entre profissionais de diversos setores. Esta rede é vital para o desenvolvimento e aprofundamento das relações institucionais, possibilitando um ambiente rico em colaboração e inovação.

Em complemento à Comunidade, investimos significativamente em nosso blog e nas redes sociais, espaços onde publicamos conteúdo de alta qualidade, desenhado para educar e engajar nosso público. O blog da Inteligov serve como um guia para explorar temas complexos das relações governamentais de maneira acessível, enquanto nossas redes sociais são utilizadas para compartilhar conteúdos educativos de forma rápida, oferecer insights e interagir diretamente com nosso público.

Essas iniciativas são fortalecidas pela constante inovação em nossas soluções e o compromisso com uma visão que valoriza a democracia, solidificando nossa posição como líderes de mercado e parceiros confiáveis, contribuindo para a construção de uma reputação forte e duradoura no setor.