favicon
Top Decisores

'O setor está passando por um momento de importantes mudanças regulatórias'

Juliana Yassuda é head Jurídica e de Compliance da VBI Real Estate, gestora que figura na segunda banda do ranking de Fundos Imobiliários da Leaders League Brasil. Ocupando a 34ª posição na lista Corporate & Finance Leading Woman, ela fala sobre os desafios jurídicos para o setor e o equilíbrio entre o mercado financeiro e economia real.

Como descreveria os diferenciais da sua atuação na VBI Real Estate?

Tenho como maior objetivo colaborar com o crescimento saudável da gestora, que em minha visão leva em conta números, que demanda atuação proativa e dinâmica, mas que nunca deixa de lado a preocupação com a qualidade das operações e melhor interesse dos investidores, o bem estar do time e a preocupação com a ética e conformidade.

Quais são as particularidades do trabalho de Compliance em uma gestora de fundos imobiliários?

Uma grande particularidade do mundo dos fundos imobiliários é uma atuação igualmente forte no mercado financeiro e na economia real. Isso deixa nosso dia a dia muito diverso e interessante, mas traz desafios, especialmente o de continuamente aumentar a qualificação da equipe para atuar em todas as pontas.

Quais os principais desafios jurídicos para o setor?

O setor está passando por um momento de importantes mudanças regulatórias, envolvendo a entrada em vigor do novo marco da Comissão de Valores Mobiliários para fundos de investimento, bem como alterações na tributação. Um constante desafio jurídico da indústria é lidar com a arbitrariedade de algumas decisões do Judiciário e pensar em caminhos para reduzi-las, o que me parece precisar passar pelo aumento da percepção do Judiciário que impactar negativamente os fundos de investimento é mexer com a poupança popular, e não com bolsos fundos.

‌Quais são as perspectivas para o próximo ano?

Esperamos passar pelos desafios comentados acima com tranquilidade e conseguir aumentar o volume sob gestão e relevância da gestora, esperamos que o cenário macroeconômico ajude com a redução das taxas de juros.