Na sua avaliação, quais as particularidades da gestão de um escritório do porte do KLA?
O KLA é um escritório de porte médio, com um elevado grau de institucionalização, gestão profissional e processos bem definidos, mas ainda com um alto grau de pessoalidade nas relações, com sócios e outros integrantes que trabalham juntos há muitos anos, em um ambiente bastante democrático e pouco hierarquizado. Isso faz com que as decisões sejam muito consensuadas, conferindo à gestão um ritmo um pouco mais lento em decisões mais complexas, mas conferindo ao escritório muita estabilidade e preservando uma cultura que é valiosa para seus integrantes. A gestão do escritório tem um olho para fora, na satisfação do cliente, e outro para dentro, na motivação do time, e estas dimensões estão intrinsecamente relacionadas. A gestão do escritório cuida de manter esta visão integrada do negócio na busca da excelência dos nossos serviços e da experiência dos nossos colaboradores.
Quais são os principais desafios da advocacia atualmente, se tratando da realidade brasileira?
Os principais desafios são a atração e retenção de talentos, o avanço da tecnologia e a sustentação das margens do negócio. As demandas sobre o talento são crescentes, os advogados precisam de cada vez mais competências jurídicas e não jurídicas para atender às justas expectativas dos clientes e o desenvolvimento destas competências exige um comprometimento que nem todos estão dispostos a assumir, tornando o mercado muito competitivo para os talentos que têm estas competências. O avanço da tecnologia exige investimentos continuados, tanto em sistemas quanto em pessoas, e ajustes das práticas do escritório para a realidade e para as tendências. A adoção de nova tecnologia em estado muito embrionário é ineficiente e a adoção tardia reduz a competitividade, sendo necessária uma constante calibragem. Em termos de margens, os clientes estão cada vez mais sofisticados na contratação e gestão de seus escritórios de advocacia e só aceitam pagar honorários relevantes por serviços efetivamente diferenciados, de alto valor agregado. Os escritórios, portanto, precisam ficar atentos ao tipo de trabalho que estão prestando e devem manter estruturas compatíveis com esta entrega.
Quais as perspectivas para a prática do Direito Tributário?
As perspectivas para a prática do Direito Tributário no Brasil são muito boas. Há muita novidade na área, como a reforma da tributação do consumo e a nova legislação de preços de transferência, além da perspectiva de tributação mínima internacional e alterações no imposto de renda e tributação previdenciária. As mudanças são estruturais e demandarão muito trabalho de entendimento, desenvolvimento e implantação. Há também uma perspectiva favorável em termos de contencioso tributário, tendo em vista a posição dura adotada pela atual Administração em termos de compliance fiscal, além de boa perspectiva de desenvolvimento das formas alternativas de resolução de disputas tributárias, como transação e arbitragem.
Quais as principais inovações podemos esperar do KLA para os próximos períodos?
O KLA lançou recentemente um Hub de Inteligência Artificial, com coleta, produção e divulgação de material jurídico sobre o assunto. Também tem conduzido mesas redondas e produzido material de treinamento sobre a legislação de preços de transferência, com acesso aos bancos de dados para análises de comparabilidade e um time habilitado a efetuar análises e estudos econômicos. Temos investido em nossa capacidade de trabalhar com produtos financeiros inovadores e atuado com clientes neste desenvolvimento. Também no campo do direito agrário e ambiental temos trabalhado no desenvolvimento de estratégias contra o aquecimento global e desenvolvimento do mercado de carbono. Continuamos perseguindo ativamente nossos programas de diversidade e inclusão e de responsabilidade social. Introduzimos novos benefícios aos nossos colaboradores, como licença paternidade estendida. Pode-se esperar do KLA mais iniciativas como estas acima, conectadas às novas fronteiras do direito e ao bem-estar no nosso time.