favicon
Inovação & PI Pessoas & Gestão

Canadá anuncia a primeira estratégia de talentos tecnológicos

Em seu novo artigo, Fabiana Guerra, sócia e líder de Mobilidade Global na Drummond Advisors, explica os movimentos do Governo do Canadá para impulsionar o país como líder no recrutamento e atração de talentos globais em tecnologia.

O Canadá classificou-se em primeiro lugar como o destino mais atraente para empreendedores imigrantes startups no relatório de 2023 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os rankings foram baseados em uma ampla variedade de fatores, incluindo acesso ao capital, taxas de imposto corporativo, habilidades da força de trabalho, força de suas universidades e qualidade de vida, bem como políticas de imigração para empreendedores e suas famílias.

O setor de tecnologia da informação e comunicação do Canadá empregou quase 720.000 canadenses e representou mais de 44% de todos os gastos privados em pesquisa e desenvolvimento no Canadá em 2021. O setor foi responsável por mais de 15% do crescimento geral do PIB do Canadá entre 2016 e 2021.

Foi com foco no desenvolvimento tecnológico do país que o Honorável Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Sean Fraser, lançou em 27 de junho a primeira Estratégia de Talentos Tecnológicos do país. Esta nova estratégia inclui quatro principais pilares envolvendo adições e melhorias nos programas de imigração oferecidos:

  1. Desenvolvimento de um novo Innovation Stream até o final de 2023 no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional para atração de indivíduos altamente talentosos, cujas opções incluem:
    • Autorizações de trabalho específicas por até cinco anos para trabalhadores destinados a trabalhar para uma empresa identificada pelo Governo do Canadá como relevante para cumprimento das metas de inovação industrial;
    • Autorizações de trabalho amplas por até cinco anos para trabalhadores altamente qualificados em ocupações de alta demanda.

 

  1. Promoção do Canadá como destino para os nômades digitais: nômade digital é a pessoa que pode realizar seu trabalho remotamente de qualquer lugar do mundo. De acordo com as regras atuais de imigração canadense, um nômade digital só precisa do status de visitante para se mudar para o Canadá podendo permanecer por até seis meses, enquanto realiza seu trabalho remotamente para um empregador estrangeiro. Nos próximos meses, o IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) colaborará com parceiros públicos e privados para determinar se políticas adicionais para atrair nômades digitais para o Canadá seriam desejáveis. O objetivo é atrair os nômades digitais que inicialmente entram no Canadá para trabalhar remotamente para que busquem oportunidades com empregadores canadenses. Quando receberem uma oferta de trabalho de uma empresa canadense, eles poderão trazer suas habilidades para um empregador canadense solicitando uma autorização de trabalho temporária ou mesmo residência permanente;

 

  1. Melhorar a mobilidade da mão de obra na América do Norte, criando uma permissão de trabalho simplificada para portadores de visto de ocupação de especialidade H-1B nos EUA para solicitar a entrada no Canadá. Milhares de trabalhadores em áreas de alta tecnologia estão empregados em empresas que possuem grandes operações no Canadá e nos Estados Unidos, e aqueles que trabalham nos Estados Unidos geralmente possuem um visto de ocupação especializado H-1B. A partir de 16 de julho de 2023, os titulares de visto de ocupação de especialidade H-1B nos EUA e seus familiares imediatos acompanhantes poderão se inscrever para vir para o Canadá. Os candidatos aprovados receberão uma permissão de trabalho aberta de até três anos de duração, o que significa que poderão trabalhar para quase qualquer empregador em qualquer lugar do Canadá. Seus cônjuges e dependentes também poderão solicitar visto de residente temporário, com permissão de trabalho ou estudo, conforme necessário. Isso expandirá as oportunidades disponíveis para trabalhadores qualificados continuarem suas carreiras no setor de alta tecnologia e contribuir para o crescimento econômico e a prosperidade na América do Norte. Essa medida permanecerá em vigor por um ano ou até que o IRCC receba 10.000 solicitações. Somente os candidatos principais, e não seus familiares acompanhantes, contarão para o limite de inscrição.

 

  1. Melhorar os programas existentes que atendem aos trabalhadores em ocupações de tecnologia de alta qualificação. Aprimoramento de alguns dos programas de imigração existentes no Canadá que podem beneficiar trabalhadores em ocupações de alta qualificação em tecnologia, incluindo Global Talent Stream e o Start-up Visa Program:
Global Talent Stream:
  • Lançado em 2017, apresenta quatro políticas destinadas a apoiar os empregadores canadenses que buscam acesso rápido a talentos altamente qualificados de todo o mundo.
  • Os tempos de processamento das solicitações de permissão de trabalho da Estratégia Global de Habilidades se recuperaram após atrasos durante a pandemia: O Departamento de Emprego e Desenvolvimento Social do Canadá está cumprindo o padrão de duas semanas para processar avaliações de impacto no mercado de trabalho do Global Talent Stream para empregadores, e o IRCC está cumprindo o padrão de duas semanas para solicitações de permissão de trabalho.
Start-up Visa Program (SUV):
  • O programa Start-up Visa fornece um caminho para residência permanente para empreendedores estrangeiros que obtêm o apoio de um fundo de capital de risco canadense designado, organização de investidores anjo ou incubadora de negócios para sua criação.
  • Como primeiro passo para lidar com os longos tempos de espera dos candidatos, mais vagas foram alocadas para este programa no plano de níveis plurianuais de 2023–2025.
  • Isso significa que as metas triplicaram o número de residentes permanentes esperados na categoria Federal Business para 2023 em comparação com 2022. Novos aumentos estão planejados para 2024 e 2025. Processar e aceitar mais inscrições ajudará a reduzir o estoque de inscrições.
  • Reconhecendo os longos tempos de espera para os candidatos devido ao grande interesse no programa SUV, o IRCC mudará a opção de permissão de trabalho temporária para os candidatos a SUV e permitirá que eles solicitem uma permissão de trabalho aberta de até três anos, em vez de um ano autorização de trabalho que os limita a trabalhar exclusivamente para a sua própria start-up.
  • Isso tornará mais fácil e atraente para os fundadores irem para o Canadá e desenvolverem seus negócios enquanto aguardam o processamento do pedido de residência permanente.
  • Tornar a permissão de trabalho vinculada ao SUV uma permissão de trabalho aberta reflete o feedback das partes interessadas que deixaram claro que, em seus estágios iniciais, os empreendedores iniciantes podem não conseguir receber um salário integral, então ter a capacidade de obter uma renda adicional pode aliviar o estresse financeiro dos fundadores e de suas famílias.
  • A autorização de trabalho estará disponível para cada membro da equipe empreendedora. Atualmente, apenas os membros da equipe empreendedora que são identificados como essenciais e necessários com urgência no Canadá pela organização designada para apoiar o start-up podem se inscrever.
  • As inscrições serão priorizadas para garantir que aquelas apoiadas por capital comprometido ou endossadas por uma incubadora de empresas que também seja membro da Tech Network do Canadá passem para a frente da fila para processamento.
  • Fundos de capital de risco e grupos de investidores-anjo comprometem fundos significativos para uma start-up quando acreditam em uma ideia e esperam que ela seja bem-sucedida. Algumas aplicações apoiadas por incubadoras de empresas também possuem capital comprometido. Aplicações com esse tipo de suporte precisam ser priorizadas para permitir que os fundadores tornem sua start-up um sucesso e forneçam retorno sobre esses investimentos. O plano de priorização será aplicado tanto aos pedidos de residência permanente atualmente em atraso quanto aos pedidos recém-enviados.

O Governo do Canadá objetiva impulsionar o país como líder no recrutamento e atração de talentos globais em tecnologia para garantir que o Canadá não apenas preencha os empregos sob demanda hoje, mas também atraia as habilidades e talentos empresariais para criar os empregos de amanhã. Com base nessa premissa novas medidas devem ser lançadas ainda esse ano para melhorar a atratividade de talentos nas áreas de escassez do país.

 

Fabiana Guerra é Sócia e Líder de Mobilidade Global na Drummond Advisors.