favicon
Top Decisores

'A AI não deve alterar o mercado corporativo negativamente'

Rodolpho Protasio é sócio-diretor do Mundie e Advogados, escritório que ocupa a 48ª posição na lista de Top Decisores: Managing Partners. Na entrevista, ele fala sobre o impacto da inteligência artificial no mercado jurídico e sobre a reestruturação do escritório

Como você avalia o posicionamento do seu escritório no mercado jurídico brasileiro?

Nossa firma é uma firma boutique style, especializada em Corporate e M&A, incluindo operações complexas, Infraestrutura (incluindo energia, logística, mineração e transportes), Financeiro/meios de pagamento, e TMT. Além disso, servimos nossos clientes em todas as principais áreas de direito empresarial, inclusive societário, trabalhista, fiscal e contencioso. Nossos clientes, as operações em nos envolvemos e nossa experiência nas nossas áreas de atuação nos colocam ombro a ombro com as firmas maiores, com as quais competimos diretamente. Ocorre que, pelo tamanho da firma, muitas vezes as nossas vitrines de visibilidade não são tantas, e acabamos não sendo colocados em alguns rankings nas colocações que deveríamos ter.

Na sua avaliação, quais são as perspectivas para o mercado jurídico?

Continuará se sofisticando e especializando, com as firmas crescendo e se institucionalizando cada vez mais. A AI deve ter impactos relevantes nos próximos 5 anos, mas não deve alterar o mercado corporativo negativamente.

Como descreveria as particularidades da sua gestão à frente do escritório?

Como um dos sócios fundadores de Mundie e Advogados, acompanho o nosso escritório desde seu início, em 1996, há 27 anos. Tivemos diferentes sócios gestores ao longo de nossa história, com os quais dividimos a administração do escritório. Atualmente, o escritório, que recentemente passou por uma profunda restruturação, que o levou para um novo patamar de organização, iniciou uma nova fase, que promete ser bastante promissora. Eu e meus atuais sócios tivemos a oportunidade de estar à frente dessa restruturação. Estamos muito felizes com os resultados obtidos e confiantes em nosso futuro.

O Mundie e Advogados é um dos escritórios altamente recomendados em Comércio Internacional segundo o ranking da Leaders League. Na sua avaliação, quais são os principais desafios para esta prática atualmente?

Como parte de nossa restruturação, resolvemos separar a nossa área de comercio exterior, que segue a partir de agora em uma firma separada, liderada por nossas ex-sócias Andrea Balassiano e Carolina Monteiro, que continuam nossas parceiras nessa área de atuação.