Top Decisores

'Crescer exige inovar, sem perder o foco na qualidade e mantendo nossa cultura'

Felipe Barreto Veiga, managing partner do BVA Advogados e 47° lugar do Top Decisores: Managing Partners, fala sobre crescimento sustentável, inovação e a construção de uma cultura sólida no escritório.

Desde a fundação do BVA, em 2015, Felipe Barreto Veiga tem buscado construir um modelo de advocacia voltado para negócios, com foco em resultados e adaptabilidade. À frente de um escritório que combina excelência técnica e visão estratégica, ele comenta como equilibrar inovação e continuidade e o que esperar dos próximos passos do BVA no mercado jurídico brasileiro.

Confira a entrevista completa:

Quando fundou o BVA, o que você quis fazer diferente dos modelos tradicionais — e que decisão concreta simboliza essa diferença?

Os modelos tradicionais reúnem qualidades indiscutíveis e serviram de base para a construção de alguns dos principais escritórios do país. Mas desde a fundação do BVA, em 2015, buscamos trilhar um caminho próprio — oferecendo uma advocacia empresarial voltada para negócios e para temas estratégicos de empresas, empreendedores, famílias empresárias e instituições financeiras.

Por uma série de circunstâncias, fomos obrigados a inovar desde o início, e isso se tornou parte da nossa cultura. Adaptabilidade e aprimoramento contínuo são pilares que sustentam nosso crescimento com qualidade. Nosso propósito é claro: entregar serviços de primeira linha e gerir recursos com eficiência, gerando resultados concretos para clientes e para nossa equipe.

Essa cultura é construída diariamente, por meio de inúmeras decisões — grandes e pequenas — que, somadas, formam os diferenciais do BVA. Não acredito que exista um único gesto simbólico: o que nos distingue é o conjunto de ações, acertos e aprendizados que transformam inovação em resultado.

Quem é o “cliente ideal” do BVA hoje e como isso orienta foco de serviços, produto e pricing?

Atendemos clientes de diversos setores em uma variedade de assuntos, o que acaba por exigir diversificação da expertise de nossos profissionais e suas áreas de especialização, assim como também é necessário termos profissionais com perfis mais generalistas atuando em colaboração com os profissionais especializados.

Já nos setores nos quais temos destaque ou estamos ganhando tração, buscamos desenvolver uma profunda especialização que viabilize a sustentação do crescimento, adaptando os modelos que já funcionaram em outros setores nos quais alcançamos destaque, como na área de tecnologia e no mercado financeiro.

Portanto, o perfil de “cliente ideal” pode variar de acordo com a nossa oferta de serviços e áreas de prática, mas em linhas gerais a maior parte dos nossos clientes são médias e grandes companhias, bancos, instituições financeiras, empreendedores, famílias empresárias, c-levels e gestores exigentes, que reconhecem o valor de um aconselhamento jurídico-estratégico, ágil e orientado para resultados, e que buscam uma parceria que vá além da simples prestação de serviços legais. Nós entendemos e entregamos o que eles precisam, eles entendem a nossa estrutura de preço. Simples assim.

Como sua gestão equilibra continuidade da trajetória do escritório com inovação (em pessoas, oferta e processos)?

Minha gestão valoriza o crescimento do escritório e entende que a continuidade dessa trajetória está em preservar o que sempre nos trouxe aqui e vai continuar nos levando adiante: responsabilidade, disciplina, coragem, visão de negócio, excelência técnica e compromisso com o resultado do cliente.

Mas, eu sei e meus sócios sabem, que crescer exige inovar, sem perder o foco na qualidade e mantendo nossa cultura. Por isso, mantenho uma gestão voltada ao aprimoramento contínuo, que propõe, escuta e executa possíveis melhorias, seja na forma como estruturamos nossos serviços, nos processos internos ou na maneira de lidar com os desafios dos clientes, aperfeiçoando aquilo que já funciona, ajustando aquilo que não funciona e testando novas formas de se trabalhar.

Isso é o resultado de uma constante autocrítica que nos impulsiona a melhorar diariamente e que evita que nos tornemos soberbos com os resultados que conquistamos nos últimos anos, o que certamente limitaria nosso crescimento e prejudicaria nossa qualidade.

Com isso, pudemos atrair, desenvolver e reter uma equipe extremamente talentosa, como a dos principais escritórios de advocacia do país, que atua em um ambiente colaborativo e aberto a novas ideias, onde todos têm acesso aos sócios e lideranças do escritório, com liberdade para propor, trocar e construir. Essa dinâmica, sem dúvida, se reflete na qualidade das entregas, enquanto acompanhamos todo o ciclo de negócios dos nossos clientes, usando dados e tecnologia para tornar nossa atuação cada vez mais eficiente e estratégica, em sintonia com a velocidade de transformação do mercado e dos clientes que atendemos.

O que podemos esperar da sua gestão nos próximos 12 meses?

O BVA vem crescendo em um ritmo interessante, mesmo com metas de crescimento anual que superam a média do setor de serviços jurídicos e escritórios de advocacia. Pretendemos manter esse ritmo nos próximos 12 meses, consolidando esse crescimento com cada vez mais estrutura, oferta de serviços e profissionais de ponta. Há, no entanto, uma atenção especial para as eleições de 2026 e seus efeitos na economia, que podem afetar parte do fluxo de negócios de nossas áreas transacionais e de direito empresarial.

Na outra ponta, seguiremos fortalecendo a governança interna e aprimorando nossos processos de gestão para garantir que o escritório continue crescendo de forma consistente e sustentável, sem perder a proximidade e a agilidade que sempre foram nossa marca registrada.