Disputas

LDCM Advogados celebra sete anos de trajetória

Em entrevista exclusiva ao Decisor Brasil , o sócio fundador Leonardo de Campos Mello reflete sobre os marcos da história do escritório, os desafios em um mercado competitivo e o papel da tecnologia na advocacia de alta complexidade

No último sábado, 18 de outubro, o LDCM Advogados completou sete anos de atividade. Fundado em 2018, o escritório construiu sua trajetória com foco no contencioso estratégico e em causas de alta complexidade, consolidando presença no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Para marcar a data, o Decisor Brasil conversou com o sócio fundador Leonardo de Campos Mello, que destacou os momentos mais significativos da história do LDCM, os desafios enfrentados em um mercado competitivo e o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no dia a dia da equipe.

A seguir, confira a entrevista completa:

O LDCM Advogados está completando sete anos. Quais momentos você destacaria como mais marcantes nessa trajetória?

Em retrospecto, ressaltaríamos três momentos marcantes da história do LDCM Advogados.

O primeiro deles foi o período entre a nossa fundação, em outubro de 2018, e o início da Pandemia da Covid-19, em março de 2020. Tivemos cerca de um ano e meio para criar o escritório, montar nossos times iniciais no Rio de Janeiro e em São Paulo e nos tornarmos conhecidos pelo mercado. Isso permitiu não apenas a nossa sobrevivência durante a Pandemia, como também o nosso crescimento.

O segundo momento foi a nossa expansão ao longo de 2020/2021. Mudamos a nossa sede carioca para uma casa icônica em Ipanema, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, e a nossa sede paulistana para a Faria Lima. Ele marcou a afirmação de nossa presença no mercado nacional.

Não menos importante foi a nossa expansão, no segundo semestre de 2022, com a chegada de nosso “time paulista” ao LDCM SP, com sócios sêniores oriundos de grandes escritórios, desenvolvendo ainda mais a nossa presença local e com a criação de nossa área de insolvência.

Hoje, o LDCM está igualmente dividido entre Rio de Janeiro e São Paulo, próximo a muitos de nossos principais clientes, e com um time de aprox. 20 advogados.

Em um setor tão competitivo, quais foram os principais desafios enfrentados para conquistar o espaço que o escritório ocupa hoje?

A visão do LDCM Advogados é se tornar a melhor boutique de contencioso estratégico do país. Sabemos que o objetivo é ousado, sobretudo em mercado tão competitivo e com players altamente qualificados. Nosso principal desafio, portanto, tem sido entregar serviços de alta qualidade, sempre focados na experiência do cliente e nos melhores resultados para cada projeto.

Que papel a tecnologia e a inteligência artificial têm desempenhado na rotina do LDCM?

O contencioso estratégico demanda processamento e análise qualitativa de quantidades substanciais de documentos e informações. A tecnologia e a inteligência artificial são ferramentas de grande auxílio para o trabalho de nosso time, com relevante ganho de tempo e qualidade no trabalho entregue. Todavia, elas (ainda…) não são capazes de substituir o olhar sensível e experiente sobre as inúmeras variáveis que envolvem a resolução de litígios complexos.

Que legado você gostaria que o escritório deixasse no mercado jurídico?

O LDCM Advogados tem no seu DNA a junção de um time de formação diferenciada, com grande experiência em causas complexas e pautado por atuação com ética inegociável. Também somos um escritório em que todos os seus integrantes têm a mais ampla oportunidade e o incentivo institucional de desenvolverem seus talentos e aptidões. Que este seja o legado deixado pelo Escritório no mercado!

Se pudesse resumir em uma frase a trajetória do LDCM até aqui, qual seria?

Os primeiros 7 anos do LDCM Advogados são marcados pela construção de uma boutique que tem se afirmado no mercado como referência na solução de litígios de alta complexidade, com técnica apurada e olhar no resultado, sempre atuando no melhor interesse do cliente.