O sócio-fundador do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, Luiz Edgard Montaury Pimenta, foi oficialmente nomeado presidente da GNIPA (Global Network of National IP Practitioner Associations) durante o Summit Meeting 2025, realizado em setembro, em Yokohama, Japão.
O que é a GNIPA?
A GNIPA é uma rede internacional que conecta associações nacionais de propriedade intelectual, promovendo cooperação global, atualização legislativa e fortalecimento de boas práticas no setor.
De acordo com Montaury Pimenta, a organização “funciona como uma plataforma global para a troca de conhecimento, melhores práticas e experiências, apoiando o aprimoramento do sistema de propriedade intelectual em diferentes países”.
A GNIPA promove encontros internacionais, conferências, workshops e fóruns que reúnem líderes da área de propriedade intelectual, incentivando o diálogo e a capacitação de profissionais em escala global.
Brasil e o protagonismo no Sul Global
Em entrevista exclusiva à Leaders League Brasil, Luiz Montaury Pimenta destacou que sua nomeação como presidente da GNIPA representa um reconhecimento internacional do Brasil no setor de propriedade intelectual.
Segundo ele, a presença de um brasileiro na liderança da rede simboliza “uma oportunidade de ampliar a cooperação entre países do Sul Global, trazendo perspectivas mais inclusivas e sensíveis às realidades dos países em desenvolvimento. Em um momento de grandes transformações tecnológicas e regulatórias, essa liderança reforça o papel ativo do Brasil nas discussões internacionais sobre inovação e conhecimento, além de inspirar novas gerações de profissionais”.
Próximos passos da GNIPA
Para os próximos anos, Montaury Pimenta ressaltou que as prioridades da GNIPA serão atrair profissionais qualificados de países que ainda não integram a rede e apoiar regiões com legislações de propriedade intelectual menos modernizadas.
“Nosso objetivo é fornecer informações sobre as vantagens obtidas em outras jurisdições que modernizaram suas leis, para que esses países possam avaliar e eventualmente implementar melhorias em seus próprios sistemas”, afirmou.