O PG Advogados apresentou o painel “Case Samsung: metodologia que transforma custo em valor” na 6ª edição do Finance & Law Summit and Awards (FILASA), realizado pela Leaders League Brasil nesta terça-feira, dia 24, em São Paulo. No palco, Ellen Gonçalves, CEO do escritório, moderou o debate, que contou com a participação de Leonardo Werlang, sócio da banca, e Fellipe Fortes, diretor Jurídico, de Compliance e Proteção de Dados da Samsung.
Leonardo começou abordando os desafios voltados à Samsung, dada alta judicialização no cenário brasileiro, além de um sistema com mais de 1.000 unidades do Procon, ambiente regulatório, interpretações e criatividade legislativa. Segundo o sócio, os objetivos da parceria envolviam antecipação de riscos, mitigação de danos, inteligência de dados, gestão de crises e prevenção de litígios.
“Qual foi a metodologia que nós utilizamos aqui para chegar nos resultados? Primeiro, o diagnóstico, entender onde a empresa está, como o sistema e onde que estavam os pontos críticos, sensíveis, e as oportunidades. A partir daí, criar uma estratégia e trabalhar muito o relacionamento. Quando você consegue unir essas três colunas desse projeto, a gente acaba entregando valor, tanto para stakeholders internos quanto para os externos”, completou o Leonardo.
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Fellipe Fortes abordou a evolução da empresa em seus 35 anos no Brasil, destacando inovações, como a homologação de produtos na Anvisa, decorrente de monitoramento de dados cardíacos simples, segundo explicou.
“Isso torna nosso produto desafiador. Não é mais ‘micro-ondas e geladeira’, temos uma área de dispositivos médicos, ultrassom, algo que foge completamente do nosso negócio tradicional. E tosos esses stakeholders com os quais precisamos nos relacionar tornam nosso desafio particularmente maior”, detalhou.
Como resultado da parceria, a Samsung apresentou redução de 84,6% em sanções em relação aos concorrentes no caso. Além disso, foi registrada redução de 79% nos passivos negociados.
Foram apresentados ainda outros dois cases menores, sobre relacionamento com o Procon e política de carregadores. No primeiro caso, a empresa e o escritório se apresentaram ao Procon e abriram um canal de comunicação. No segundo, a Samsung optou por enviar carregadores sem custo para os consumidores que manifestassem interesse, se diferenciando da principal concorrente na ocasião.