favicon
Inovação & PI

Ex-Opice Blum inauguram novo escritório de direito digital

Rony Vainzof, Caio Lima e Gisele Karassawa são os responsáveis por inaugurar o novo escritório VLK Advogados, com foco no direito e impulsão da inovação tecnológica

Os sócios Rony VainzofCaio Lima e Gisele Karassawa, uniram-se para formar o novo escritório com foco no Direito Digital chamado VLK Advogados. A meta dos sócios é impulsionar a inovação tecnológica.

“Criamos um escritório boutique, no qual atenderemos os clientes de forma personalizada, estratégica e muito próxima, levando a eles todo o conhecimento que adquirimos em muitos anos de trabalho e estudos para gerar opiniões decisivas e compreensíveis por todas as áreas da empresa”, pontua o sócio Caio Lima em nota.

O sócio Rony Vainzof participou ativamente na construção dos marcos regulatórios digitais, além de ter liderado centenas de projetos inovadores em conjunto com a equipe. Isso, em sua opinião, permite antecipar as tendências jurídicas para os negócios.

“Por mais ousado que seja o projeto do nosso cliente, faremos acontecer, entendendo e atendendo as reais necessidades a cada desafio e em cada momento”, afirmou Vainzof em comunicado à imprensa.

O escritório abordará temas como Direito Digital, Proteção de Dados, Inteligência Artificial e Segurança, o que está alinhado com a experiência da equipe jurídica que compõe a banca e tem como objetivo, por meio do Legal Design e Visual Law, facilitar o acesso dos cliente ao direito, quebrando os formalismos desnecessários para potencializar os clientes e negócios.

“Acreditamos que o design jurídico guia uma nova era, com aplicação de um Direito eficiente, envolvente e facilmente compreensível com linguagem simples e visual, que não precisa ser traduzida para as áreas de negócios, clientes, parceiros e autoridades”, afirma Gisele Karassawa.

Os advogados e a equipe atuarão em seis principais áreas:

  1. Governança Ética e Proteção de Dados
  2. Inteligência Artificial Responsável
  3. Segurança Cibernética e Resposta a Incidentes
  4. Economia Criativa e Propriedade Intelectual
  5. Legal Design e Visual Law
  6. Contencioso Estratégico em Direito Digital e Proteção de Dados

Mesmo antes de iniciarem as atividades do escritório, os sócios criaram um Decálogo, que tem como objetivo orientar a atuação do escritório.

“Desejamos ter, conosco, um time alinhado aos nossos propósitos. Sabemos que tudo gira em torno de pessoas, sejam nossos colaboradores, clientes, parceiros ou autoridades. Buscamos construir relacionamentos de longo prazo com base em transparência e confiança”, destaca Karassawa.

Para isso os advogados apontam três pilares:

  • Formação de profissionais de alta performance para o mercado, em termos éticos, técnicos de gestão e com qualidade de vida. O escritório prioriza uma cultura que incentive o desenvolvimento individual e coletivo, criando um ambiente positivo, estimulante e mentalmente saudável.
  • Uma voz ativa nas tomadas de decisões e tratamento igualitário entre a equipe, sem uma hierarquia rígida. O objetivo é estimular ideias, opiniões e contribuições de todos, reconhecendo o valor de cada um da equipe para o escritório e dando crédito à pessoa que introduzir a melhor decisão.
  • Por fim, trazem a diversidade como valor essencial para o fortalecimento da equipe, qualidade dos serviços e avanço da justiça social. O compromisso é enfrentar os desafios e desigualdades que ainda existem no setor.

 

Sobre os sócios:

Rony Vainzof é advogado e professor especializado em Direito Digital, Proteção de Dados e Segurança Cibernética. Diretor do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP. Consultor em Proteção de Dados da Fecomercio/SP. Coordenador dos livros “Inteligência Artificial – Sociedade, Economia e Estado”, “Legal Innovation – O Direito do Futuro. O Futuro do Direito” e “Data Protection Officer (Encarregado)”. Mestre em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais pela Escola Paulista de Direito (EPD).

Caio Lima é advogado e professor. Atua com Direito Digital e Proteção de Dados há 15 anos e tem larga experiência com trabalhos consultivos envolvendo Governança de Dados Pessoais, Segurança Cibernética e Inovação. Atuou na prática com centenas de incidentes de segurança cibernética. Mestre em Processo Civil pela PUC-SP.

Gisele Karassawa é advogada e publicitária. Tem experiência em departamentos jurídicos corporativos de grandes empresas do setor de comunicação e financeiro, bem como em escritórios de Direito Digital e Proteção de Dados. Atuação há 20 anos em Propriedade Intelectual, Legal Marketing, Inovação, Direito Digital e Privacidade. Professora convidada de cursos de pós-graduação lato sensu.