Negócios & Transações

Energisa fortalece atuação em energias renováveis com aquisição da Lurean

A transação, realizada por meio de uma subsidiária da Energisa, representa um investimento de R$ 100 milhões.

A Energisa, companhia de capital aberto listada na B3 e atuante nos setores de geração e distribuição de energia elétrica, adquiriu 52% da Lurean S.A., empresa de gestão de resíduos e fertilizantes orgânicos sediada em Carambeí, no Paraná. A operação envolve um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões.

A aquisição reforça a estratégia da Energisa de ampliar e diversificar suas operações no setor de energias renováveis, com foco em processos de recepção e pré-tratamento de resíduos, biodigestão, geração de energia elétrica a partir de biogás, comercialização de biometano e compostagem.

Por meio da nova subsidiária, a Energisa também viabilizará a construção de uma planta de produção de biometano com capacidade estimada de 28.000 m³/dia, cuja entrada em operação comercial está prevista para o primeiro trimestre de 2028.

A assessoria jurídica da Energisa foi conduzida pelo Villemor Amaral Advogados, enquanto a Lurean S.A. foi assessorada pelo escritório João Paulo Nascimento Advogados.