Com quase 70 anos de história, o Silveiro Advogados consolidou-se como referência em advocacia multidisciplinar, mantendo excelência técnica e cultura colaborativa enquanto amplia sua presença nacional. Rafael Braude Canterji compartilha os desafios de gestão, a visão estratégica e a filosofia de liderança que orienta o escritório.
Confira a entrevista completa:
Quais foram os principais desafios e aprendizados da sua trajetória até o cargo de Managing Partner?
Um dos principais desafios foi a transição da atuação predominantemente técnica, como advogado, para uma posição de gestão, sem renunciar ao exercício da advocacia. Essa mudança exigiu a ampliação da visão sobre o escritório, compreendendo-o não apenas como uma estrutura jurídica, mas também como uma organização que precisa se desenvolver de forma sustentável e coerente com seus valores. Com o objetivo de também me qualificar para o cargo, curso Doutorado Profissional em Administração de Empresas na EAESP da FGV.
Outro ponto relevante foi manter os princípios e a cultura que sempre orientaram o Silveiro em um momento de crescimento acelerado — tanto em número de profissionais quanto na complexidade e qualidade das entregas aos clientes. O aprendizado contínuo, a escuta ativa e a valorização do coletivo têm sido essenciais nessa jornada.
Como o Silveiro enxerga o processo de expansão — é mais voltado para crescer em novos mercados, consolidar presença regional ou diversificar práticas?
O Silveiro está em um movimento constante de expansão, com uma meta ambiciosa para os próximos anos, recentemente reafirmada pelos nossos sócios e sócias. Nosso foco está em consolidar nosso protagonismo nacional, ampliando presença em diferentes mercados e fortalecendo práticas que dialoguem com as demandas atuais e futuras dos nossos clientes.
Buscamos crescer com propósito, diversificando áreas estratégicas e incorporando novos conhecimentos que nos permitam continuar com entregas de excelência, sempre mantendo o diferencial de irmos além da mera solução jurídica, para gerar valor efetivo aos nossos clientes em cada um dos casos em que atuamos.
Nosso projeto de consolidação nacional é reafirmado por iniciativas concretas, como a instalação da nova sede do Silveiro, em 2023, na Av. Faria Lima, em São Paulo — um marco importante desse processo de expansão. Este movimento é complementado por investimentos contínuos em novas práticas, na integração de profissionais e no fortalecimento da nossa presença nacional. A partir de janeiro, passo a residir em São Paulo, o que me permitirá acompanhar de perto e inspirar ainda mais diretamente essa nova etapa de crescimento do escritório.
Que conselho daria a um jovem advogado que aspira chegar à posição de liderança em um grande escritório?
A liderança exige mais do que competência técnica. Requer autenticidade, escuta, empatia e compromisso com o desenvolvimento coletivo.
É importante cultivar o estudo constante, manter-se atento às transformações do mundo jurídico e, sobretudo, ser genuíno no desejo de liderar, ajudando pessoas e equipes a crescerem individual e coletivamente. Liderar é servir com propósito, inspirar pela conduta e contribuir para o fortalecimento da instituição.
O que podemos esperar da sua gestão nos próximos 12 meses?
Estamos concluindo o planejamento estratégico que guiará o escritório nos próximos anos. Em 2026, o Silveiro completará 70 anos, e nosso objetivo é chegar a essa data reafirmando o compromisso com uma advocacia de excelência, inovadora e capaz de gerar impacto positivo nos negócios dos nossos clientes.
Os próximos 12 meses serão dedicados à implementação das diretrizes deste plano com fortalecimento institucional, investimento em tecnologia e desenvolvimento de pessoas. Queremos continuar crescendo com consistência, sempre com base na qualidade que é marca do Silveiro.
De que forma a sua gestão busca dar continuidade à trajetória do escritório e, ao mesmo tempo, trazer inovações?
Assim como nossa atuação jurídica, a gestão do Silveiro também é, por essência, coletiva e colaborativa. Envolve não apenas os sócios e as sócias que ocupam posições de liderança, mas também cada profissional que, muitas vezes de forma silenciosa, contribui para o sucesso do escritório.
Nosso compromisso é preservar a essência que nos trouxe até aqui — ética, excelência técnica e relacionamento próximo interno e com os clientes —, ao mesmo tempo em que incorporamos inovação, tecnologia e novas formas de gestão. O equilíbrio entre tradição e renovação é o que garante a consistência do crescimento que almejamos. Gostamos de pensar que estamos há 70 anos inovando continuamente.


