O MAFM Advogados (Murayama, Affonso Ferreira e Mota) anunciou a entrada de Cid de Camargo como novo sócio da área trabalhista, fortalecendo a atuação do escritório em Direito Trabalhista, especialmente no segmento marítimo e offshore. Reconhecido pela ampla experiência em temas estratégicos e complexos do setor, Cid traz uma visão multidisciplinar que integra compliance, ESG, tecnologia e relações laborais, reforçando o posicionamento do escritório como referência em ações acidentárias.
Com atuação destacada em órgãos como Capitania dos Portos, Tribunal Marítimo, Justiça do Trabalho, Ministério Público, Anvisa, Ibama e sindicatos, o novo sócio é especialista em acidentes e doenças ocupacionais, contratos, rescisões, fiscalização e negociação coletiva, com ênfase no setor marítimo.
“A atualização constante é essencial para orientar empresas brasileiras aos padrões internacionais e prevenir passivos jurídicos”, destaca Cid de Camargo.
Cid esteve à frente de casos emblemáticos — entre eles, a decisão que suspendeu uma greve de trabalhadores embarcados durante a pandemia, destravando negociações coletivas e evitando prejuízos operacionais. Como novo sócio, Cid passa a liderar a área trabalhista com foco no setor marítimo, atuando em processos de alta complexidade, negociações coletivas e consultoria preventiva. Ele também contribuirá para o desenvolvimento de novos negócios, parcerias institucionais e integração da equipe jurídica.
A chegada do advogado fortalece ainda as áreas de Direito Tributário, Regulatório e Empresarial do MAFM, permitindo uma atuação integrada em temas como compliance, digitalização portuária, terceirização e economia offshore.
“A atuação trabalhista impacta diretamente em demandas fiscais, societárias e regulatórias, especialmente em processos de internacionalização de empresas”, explica Cid.
Entre os projetos que pretende implementar estão ações de comunicação voltadas à saúde e segurança do trabalho, compliance, automação e ESG, com foco em consultoria preventiva e inovação jurídica.
“Minha prioridade é atrair novos clientes corporativos e ampliar a presença do escritório em nichos estratégicos, com soluções jurídicas modernas e eficientes”, conclui.